Olá amigos!

Sejam bem vindos a este portal.

Aqui estarei postando meus trabalhos, e projetos desenvolvidos ao longo de minha formaçao.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

A MODA E A IMAGEM DO CORPO RELACIONADOS À POLÍTICA



A moda e política são duas forças que caminham paralelamente juntas, devido os interesses de ambas serem refletidos na imagem e no poder. Pode-se constatar que o corpo está na moda, sendo considerado um objeto manipulado para apresentar suas formas mais perfeitas, se assimilando a política que de certa forma manipula seus interesses realizando a arte de dirigir e administrar determinadas relações preocupando-se sempre com a imagem.


Tendo como tema:  Moda e a Imagem do Corpo relacionadas  a Política, focando os anos 60 e  Maria Tereza Goulart  e sua influencia sobre sua maneira de se vestir, seu estilo...  na sociedade da época, segue abaixo o desenvolvimento de uma coleção, inspirada neste contexto. Tendo como referências de pesquisa e inspiração o contexto do golpe militar vivido na época, aprofundando-se na fase de Maria Tereza Goulart, e na biografia de Denner, estilista oficial da primeira dama, dando enfoque assim a política brasileira.
A ditadura foi caracterizada pela repressão política, luta armada, violação de direitos e censura, o golpe militar resultou da prolongada luta do povo pela democracia, surgindo assim diversos movimentos com um único objetivo. Nos anos 60, pela primeira vez, a moda focaliza os jovens, sendo caracterizados pelo desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual. O movimento estudantil passa a ser visto como um movimento nacional de resistência ao governo e de luta pelas liberdades democráticas. O final da década de 60 representa uma época de muita incerteza, surgindo assim dois novos movimentos que afetaram a moda: a revitalização da volta à natureza e o impacto do movimento feminista. A moda ultrapassa os limites do vestir propriamente dito para dialogar com a sociedade e o tempo em que se insere expressar opiniões, firmar atitudes, revelar comportamentos.


A coleção desenvolvida teve sua cartela de cores inspirada nas principais cores da década de 60,  que em geral possuí cores vibrantes, vivaz, preto (jaquetas de couro); Listas e quadriculados, Azul (blue jeans); Pink, amarelo, verde limão (coleção colorida de Mary Quant); Off White e estampas (paz e amor dos hippies); estampa floral (Liberty) e azul desbotado (final da década de 60, após a criação da calça 501 da Levi’s).





Durante o desenvolvimento desta coleção, concluímos a  ligação que há entre a moda  e a política e  quanto a moda foi influenciada por esta. 
Como no caso do golpe militar, com o fim das criações do estilista Dener  para a então primeira dama da época, Maria Teresa Goulart , o movimento estudantil de 1968, o surgimento da tropicália e dos mutantes, entre outros. 
D
e uma forma geral, Maria Teresa Goulart, primeira dama no início da década de 60, foi uma grande influência para a sociedade nessa década, com sua maneira de se vestir. 



Acompanhe abaixo a coleção desenvolvida:



CROQUIS CONFECCIONADOS:


Catálogo Virtual
 
 
  
 
 
 
 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ALENCAR, Álvaro Duarte. História do Brasil: Evolução econômica, política e social. São Paulo: Saraiva.
D
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e
documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002ª
P
______. NBR 6027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2003b.
F
______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação.Rio de Janeiro, 2002b.
D
______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação.Rio de Janeiro, 2002c.
D
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio século XXI: O dicionário da língua portuguesa. 3. ed. totalmente rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
D
SCHMIDT, Mario. Nova História Crítica do Brasil: 500 anos de história mal contada. São Paulo: Nova Geração, 1997.
F
VICENTINO, Claúdio; MOURA José Carlos Pires. História Coleção Anglo. São Paulo: Anglo.
D

Outras Fontes:

Acesso em 23 ago. 2007.

Acesso em 23 ago. 2007.

Acesso em 23 ago. 2007.

Acesso em 15 set. 2007.

Acesso em 17 set. 2007.

Acesso em 15 set. 2007.

Acesso em 22 ago. 2007.

Acesso em 16 set. 2007.

Acessado em 15 set. 2007.


CRÉDITOS: 
Allana Donda
Lilian Andressa S. Silva
Maria  Cecília  Amaral 
Natália Cardona Bennemann
Nathália de Almeida Freire
Patrícia Prado Murijo
Tatiana Carneiro

Realização:
São Paulo, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário